Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Profissionais da Saúde recebem capacitação para atendimentos de emergência

21/06/2018 12:29

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo, nesta quinta-feira (21), uma capacitação em atendimentos de urgência e emergência para os profissionais da rede municipal de saúde. Participam do treinamento funcionários de unidades básicas de saúde, do Pronto Atendimento 24h e socorristas do SAMU.

Durante a capacitação estão sendo trabalhadas técnicas de atendimento em caso de obstrução de vias aéreas, traumas diversos, convulsão, avaliação de cena e controle de hemorragias e choques. Para os socorristas do SAMU o treinamento é importante porque os protocolos de atendimento em saúde são atualizados constantemente e os profissionais precisam acompanhar esta evolução.

Os profissionais das unidades de saúde do município, por sua vez, não têm tanto contato com situações graves de emergência. Por isso precisam receber este tipo de capacitação para terem condições de prestar um atendimento de qualidade em caso de necessidade e conseguir estabilizar o paciente até que o atendimento de emergência seja acionado.

A responsável pelo treinamento é a Equipe SOR (Sobrevivência, Orientação e Resgate), um grupo voluntário formado por Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, Chefe de Escoteiros, Bombeiros Civis, Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem, Especialistas em resgate em altura e espaços confinados e Socorristas do SAMU.

Texto e fotos: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação).
 

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil