Programa de capacitação gratuita para microempreendedores será lançado dia 03 de setembro

26/08/2019 12:40

Os microempresários de Tijucas que desejam potencializar seus negócios devem ficar atentos ao novo programa ofertado pela Administração Municipal, em parceria com o Sebrae/SC. O programa “Salto: Aceleradora de MEIs” será lançado oficialmente no município no dia 03 de setembro, próxima terça-feira, às 19h, na Casa do Empresário – sede da Acit/CDL local.

O objetivo do programa é auxiliar os microempreendedores individuais a crescerem e desenvolverem sua liderança e habilidades empreendedoras, podendo assim, em médio prazo, evoluir para microempresa. O programa oferece oficinas de capacitação gratuitas, com início no dia 09 de setembro, portanto uma semana após o lançamento do projeto.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim, a ideia é oferecer oportunidade de crescimento para as MEIs da cidade, por isso a Prefeitura está convidando os microempresários para conhecer a iniciativa. As inscrições serão realizadas no próprio evento de lançamento, bastando apresentar documentos pessoais como RG e CPF.

“Contamos com dois mil microempresários em Tijucas, destes, 1.226 foram criados em 2019. Esse número demonstra a força de vontade da nossa gente, porque não importa o tamanho de uma atividade, todos podemos aprender e melhorar os serviços que prestamos – e junto com isso crescer e nos desenvolver como profissionais”, afirma o secretário.

Metodologia

A metodologia do programa combina elementos do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda metodologia é adaptada ao microempreendedor individual, com foco em acelerar o seu crescimento de forma sustentável.
Envolvendo três etapas – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa, os saltos possuem os seguintes temas:

1.Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor;
2.Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio) e
3.Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas).

Sobre os microempreendedores individuais

Estabelecida em 2008 pelo Governo Federal, esta figura jurídica criada para formalizar quem trabalha por conta própria já foi adotada por mais de 8 milhões de pessoas no país. Segundo dados do Sebrae/SC, existem mais de 330 mil microempreendedores individuais (MEIs) registrados em Santa Catarina, o que representa quase a metade do total de empresas do Estado.

O maior desafio daqueles que se tornam microempreendedores individuais é, como qualquer empresa de outros portes, se manter competitivo no mercado, crescer e gerar renda. Ainda que Santa Catarina seja o estado com o menor índice de inadimplência (cerca de 30%) entre os MEIs do país, são poucos os microempreendedores que evoluem ao ponto de se tornar microempresa, ou seja, que superam o limite anual de faturamento de R$ 60 mil por ano – ou R$ 5 mil por mês.

MAIS INFORMAÇÕES
Acesse o site: http://www.saltoaceleradora.com/