Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Projeto Campo Limpo deve recolher embalagens de agrotóxicos no interior de Tijucas

09/07/2019 11:11

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas está organizando o projeto Campo Limpo entre os dias 15 e 19 de julho, das 08 às 11h e das 14 às 17 h. A ação visa o recolhimento de embalagens de agrotóxicos usadas pelos produtores rurais do município. 

De acordo com o secretário da pasta, José Leal da Silva Júnior, o projeto também busca promover a conscientização de empresários, agricultores e população em geral sobre a importância do recolhimento e destinação adequados para as embalagens de agrotóxicos. 

“Utilizados com a finalidade de exterminar ou evitar pragas na plantação, os produtos são nocivos à saúde humana, de animais e pode provocar contaminação, caso sejam reutilizados. Devido ao seu alto poder de toxidade, o seu manuseio requer muito cuidado”, ressalta o secretário Leal.

O projeto, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Obras, EPAGRI, CIDASC, Polícia Ambiental, Comitê Tijucas Biguaçu, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tijucas e Agro Steil, será realizado diretamente com os produtores rurais em suas propriedades, passando pelas estradas principais. 

 

 

Confira o cronograma:

  • Segunda-feira (15) - Terra Nova e Campo Novo
  • Terça-feira (16) - Terra Nova e Oliveira
  • Quarta-feira (17) - Itinga e Timbé
  • Quinta-feira (18) - Nova Descoberta e Morretes
  • Sexta-feira (19) - Conclusão do recolhimento

 

Dados

O Brasil lidera o ranking mundial no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Em 2012, o número de embalagens encaminhadas ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), ONG responsável pela destinação final das embalagens, foi de 37.379 toneladas. O INPEV recolheu, nos últimos 13 anos, mais de 246 mil toneladas destas embalagens. 

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza

 

 

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil