Projeto da Saúde de Tijucas integra livro estadual de boas práticas em Educação Física

23/09/2019 8:09

Concorrendo com projetos universitários vindos de 50 cidades catarinenses, um artigo sobre a atuação da Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas foi selecionado para integrar o livro Boas Práticas na Educação Física Catarinense, edição comemorativa de 20 anos do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC). A professora Alexsandra Francisco, profissional de Educação Física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), responsável pela produção do artigo e uma das executoras do projeto Tijucas ativo, tema do artigo, conta como se sentiu ao receber a notícia.

“Me senti muito feliz porque o nosso trabalho foi o único que não teve orientação de professores universitários e não fazia parte de um projeto de TCC. Foi o único trabalho vindo de uma secretaria municipal a ser eleito para integrar o livro. Agradeço principalmente ao secretário de saúde, Tem, pelo apoio e incentivo de sempre”, destaca a professora Alexsandra.

Livro para o prefeito

Na manhã da última terça-feira (17), a professora Alexsandra Francisco, presenteou o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, com um exemplar da obra recém-lançada. Para o prefeito foi uma alegria ver mais uma área da cidade ganhando destaque estadual.

“Como professor incentivo toda forma de atividade ligada ao ensino. Este livro é a premiação de um trabalho de excelência realizado pela equipe da Secretaria de Saúde de Tijucas. Nossa cidade está de parabéns, os números são surpreendentes: 314 participantes frequentes, pessoas que estão em busca de uma vida mais saudável. Percebemos que pouquíssimas prefeituras disponibilizam o cargo de profissional de Educação Física do Nasf em seus editais. Acredito que o papel desse profissional seja de suma importância, pois é por meio de suas práticas que se torna possível levar mais qualidade de vida para os munícipes”, elogiou o prefeito Eloi.

Tijucas Ativo

O projeto teve início em junho de 2017 e conta atualmente com nove turmas de exercício físico com 314 alunos, distribuídos em grupos de hidroginástica (seis) e de exercício físico (três).

“O artigo Tijucas Ativo está mostrando como a iniciativa está mudando a vida da nossa população. Nosso objetivo é estimular momentos de bem-estar físico e emocional, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes e gerar economia de recursos financeiros com tratamentos médicos”, afirma o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula.

• Grupo Mexa-se: localizado no bairro do Centro, atualmente tem 150 participantes ativos. As aulas acontecem no Ginásio de Esporte Bayer Filho, duas vezes por semana, no período matutino;
  • Grupo Remexer: localizado no bairro da Praça, atualmente tem 50 participantes ativos. As aulas acontecem no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, uma vez por semana, no período matutino;
  • Grupo Viver Ativo: é o grupo mais recente. Está localizado no interior, no bairro Nova Descoberta, atualmente tem 12 mulheres. As aulas acontecem na quadra de esporte, atrás da Unidade de Saúde, uma vez por semana;
  • Hidroginástica: acontece de segunda a quinta-feira, no perídio vespertino, no Centro Municipal de Promoção à Saúde, localizado no bairro da Praça. Os participantes realizam a aula duas vezes na semana, sendo, atualmente, 17 alunos em cada turma, com o total de 102 cadastrados por semana.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Karina Peixoto Silva