Projeto de nova ponte é apresentado à comunidade do Pernambuco

16/03/2018 11:58

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha esteve nesta quinta-feira (15) no bairro Pernambuco para apresentar à comunidade o projeto da nova ponte Bulcão Viana. Na presença dos moradores, vereadores e secretários municipais, o prefeito explicou os motivos que o fizeram decidir pela construção de uma nova ponte, em vez de recuperar a estrutura atual.

“Desde que assumi a administração municipal tenho me preocupado com a Ponte Bulcão Viana e buscado uma forma de resolver o problema. Muitas opções foram discutidas para recuperar a ponte que ali está, mas nenhum engenheiro garantia a execução da obra devido à precariedade da atual estrutura. Foi então que partimos para a elaboração do projeto de uma nova ponte”, disse.

A obra está orçada em R$ 5,2 milhões e será feita com recursos próprios do município. “Não será feito financiamento ou empréstimo para realizar esta obra. Vamos construir a nova ponte com recursos próprios, resultado da arrecadação do IPTU”, completou o prefeito.

O projeto foi feito pela empresa Concivil Projetos de Engenharia e a execução da obra será feita por empresa a ser licitada. Pelo projeto, a ponte terá duas pistas, uma travessia de pedestres e capacidade de carga para 30 toneladas.

“Vamos preservar a história desta ponte que é de fundamental importância para a história de Tijucas e até mesmo de Santa Catarina, mantendo o desenho original e suas características arquitetônicas”, disse o prefeito.

A previsão de execução é de aproximadamente oito meses, tendo em vista as etapas a serem cumpridas, como: remoção da atual estrutura, construção de novos pilares, fundamento, acessos, construção das pistas e colocação da estrutura metálica.

Segundo ele, a obra deve começar em breve. “Nos próximos dias vamos finalizar o edital de licitação, que já está sendo elaborado, para então, podermos lançar o processo licitatório. Depois de cumpridos todos os prazos legais, e tendo uma empresa vencedora, será assinada a ordem de serviço para que a obra possa começar”, finalizou o prefeito.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva