Projeto Tijucas Ativo promove bem-estar físico e mental

28/02/2019 7:30

Com a participação de mais de 200 pessoas, principalmente da terceira idade, o projeto Tijucas Ativo, desenvolvido pela Secretaria de Saúde do município acontece há mais de dois anos e trabalha o convívio social amigável através da atividade física.

“Muitos participantes regulares do projeto são sozinhos ou têm problemas com a depressão e de saúde, por isso, o principal objetivo dessa ação é trabalhar o bem-estar físico e mental deles”, explica a professora Alexsandra Francisco, responsável pelas atividades.

Marta Berlink conta que aos 78 anos ama caminhar. Ela ainda confessa que seu principal passatempo em Tijucas é o projeto Mexa-se, nome dado ao grupo do Centro. “Minhas amigas me chamaram e agora participo todas às segundas e quartas-feiras. Eu acredito que todos os idosos precisam ter uma atividade física e aqui nós não ficamos parados”, comenta.

A predominância é de mulheres, mas entre elas alguns homens também apreciam a iniciativa. “Eu cheguei aqui todo travado e agora participando do grupo já estou bem melhor. Estava com 78 quilos e também por causa dessa atividade consegui emagrecer seis quilos”, revela Jair Moreira, de 68 anos.

Muito apreciado por todos, o projeto ainda conta com Pilates e dança. Nesta quarta-feira (27) os participantes se divertiram no carnaval do grupo. “Isso aqui é uma beleza, nós fazemos amizade com muitas pessoas, nos integramos. Aqui nós espantamos a depressão com a alegria. Essa iniciativa é nota 10, tudo de bom”, elogia Luís Roberto Tomazoni, de 63 anos.

Participe:
Segunda e Quarta-feira – Grupo Mexa-se no Centro (Ginásio de Esportes João Bayer), às 8h15;
Terça-feira – Grupo Viver Ativo na Nova Descoberta (Quadra de esportes atrás da Unidade de Saúde), às 8h e
Quinta-feira – Grupo Remexer no bairro Praça (Salão da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes), às 8h.

Confira mais fotos aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Larissa Souza