Resultados do exame de Mormo e anemia já podem ser retirados

18/05/2015 16:13

A Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente informou nesta segunda-feira (18) que já pode ser retirado na sede da Secretaria o resultado da coleta de anemia infecciona e doença do Mormo realizada em eqüinos no mês de abril.
Após a coleta realizada em Tijucas, pelo veterinário da Secretaria de Agricultura Eder Marconato, o material foi encaminhado para São Paulo, único local apto a realizar os procedimentos. A realização dos exames aconteceu em parceria com os proprietários dos animais, que pagaram apenas o valor do exame, ficando sob responsabilidade da Administração Municipal de Tijucas os custos do transporte do material coletado até São Paulo, realizado via Correios.
A doença do Mormo é contagiosa e causada por uma bactéria, podendo passar para humanos através de contatos com o cochos e bebedouros contaminados, uso comum de agulhas, esporas e encilhas. Em humanos, a doença causa pneumonia grave.
O exame tem validade até o dia 20 de junho e o resultado deve ser retirado o quanto antes.