Retomadas as ações contra a dengue

09/11/2016 11:12

Com a chegada do verão, estação propícia para o desenvolvimento do aedes aegypti, a Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária tem intensificado as ações de combate ao mosquito.
Estão sendo realizadas quinzenalmente, visitas em locais estratégicos, onde já há depósito de água, como cemitérios e borracharias. Visitas semanais ainda acontecem às armadilhas, depósitos artificiais criados a partir de pneus cortados e instalados em lugares vulneráveis à proliferação do mosquito, para que os mesmos possam ter onde depositar os ovos.
O Programa Municipal de Controle da Dengue- PMCD conta com oito agentes de Combate às Endemias (ACE), realizando as várias atividades que compreendem o PMCD. Dentre as ações realizadas pelos ACE’s estão as inspeções aos Pontos. Atualmente o município conta com 177 armadilhas artificiais, visitadas semanalmente e 53 Pontos Estratégicos visitados quinzenalmente. Com relação aos focos encontrados, somam-se, até a presente data, 25 focos, sendo que todos já foram tratados e eliminados.
De acordo com Silvana Cipriani, coordenadora de Vigilância em Saúde, quando há casos suspeitos da doença, os agentes se dirigem até a residência indicada e fazem o que se chama de PVE (Pesquisa Vetorial Especial) para certificar que neste local não existam focos do mosquito transmissor. Independente do resultado a equipe do ESF (Estratégia de Saúde da Família), é comunicada para acompanhamento do local.
O Programa Municipal de Controle a Dengue também realiza atendimentos através de denúncias, feitas pelo telefone (48) 3263-4452, ou diretamente no Setor de Controle à Dengue, localizado no piso superior da Unidade Básica de Saúde Dona Calina, no bairro da Praça.