Sala de Situação é criada para prevenir a dengue em Tijucas

01/03/2016 10:45

Uma força tarefa foi montada, sob orientação do Governo do Estado, para prevenir Tijucas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e febre zikavírus.
Devido principalmente à localização geográfica e por ser Tijucas uma cidade com grande tráfego de caminhões, o governo do Estado, emitiu nota apresentando Tijucas e outros 28 municípios Catarinenses com risco de infestação pelo mosquito. Esta decisão também se dá devido à proximidade de municípios já infestados.
Uma reunião ocorreu na última semana na Prefeitura Municipal de Tijucas para organizar os trabalhos a serem realizados neste período de risco e entre as ações está a criação da Sala de Situação Municipal, que trabalha sob supervisão da sala de Situação do Estado. A equipe de trabalho realiza ações conjuntas e coordenadas entre diversos setores como secretaria de saúde, secretaria de Obras, Defesa Civil, secretaria de Educação, Vigilância em saúde, Hospital São José, Polícias Militar e Ambiental e outras entidades presentes no município.
O grupo realizará encontros semanais para analisar a situação da cidade e assim, poder emitir boletins informando à sala de Situação Estadual.
De acordo com a secretária municipal de saúde Adriana Porto Faria, esta ação, trabalhando em conjunto, visa prevenir Tijucas da dengue, já que a cidade está próxima de outras que já possuem a doença e também possui grande proximidade com a BR 101. “Os ovos do mosquito podem vir com caminhões que passam pela BR e param na cidade. Realizamos um trabalho importante em todas as transportadoras do município, realizando vistorias frequentes. Nosso objetivo é prevenir e garantir a segurança dos cidadãos de Tijucas em relação ao Aedes Aegypti”- disse.
Os interessados podem adquirir mais informações sobre a sala de situação através do site www.dengue.sc.gov.br na aba “Sala de Situação”. A Sala de Situação de Tijucas foi montada no piso superior da Unidade Básica de Saúde Dona Calina, no bairro Praça, onde já funciona a Vigilância em Saúde.