Sala do Empreendedor oferece orientações para os microempreendedores individuais em Tijucas

02/04/2020 14:01

Devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Sala do Empreendedor de Tijucas está realizando atendimento de forma remota para os cidadãos que precisam de orientações sobre Declaração Anual do MEI, Guias do Simples Nacional e dúvidas a respeito de créditos para MEI. A Sala do Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura Municipal, dentro do Programa Cidade Empreendedora.

A Declaração Anual do MEI (DASN) foi prorrogada para o dia 30 de junho de 2020. Para realizar a declaração, os microempreendedores devem informar o total da receita bruta anual do ano anterior, apresentando os valores de vendas de mercadorias ou prestação de serviços, com a emissão de nota fiscal ou não. A declaração é uma obrigação dos microempreendedores individuais e a falta de entrega até o período estipulado ocasionará uma multa para realização do processo posteriormente. Os prazos de pagamento para o Simples Nacional também tiveram as datas alteradas. Agora, o MEI tem o prazo de até 6 meses para realizar o pagamento de tributos federais dos meses de março, abril e maio. O tributo federal referido na lei é a parte da contribuição previdenciária com valor R$52,25 e comum para todas as atividades do MEI (Comércio, Indústria e Serviços).

O MEI catarinense também tem à disposição o Programa Juro Zero, com um limite de crédito de até R$5 mil reais para estimular a formalização e fomentar o empreendedorismo. Para minimizar os impactos causados pelo coronavírus, o Badesc e Governo do Estado, abriram a linha de crédito “Badesc Emergencial” para micro e pequenos empreendedores catarinenses. O valor financiável poderá ser de R$15mil até R$150 mil, com taxa de juros de 0,3% ao mês, o restante da taxa será subsidiada pelo Governo do Estado, caso o empreendedor mantenha as parcelas pagas em dia.

Os microempreendedores individuais também têm à disposição, uma série de cursos online ofertadas pelo Sebrae para que possam se manter atualizados dentro do período de quarentena. Entre as capacitações, estão cursos de Gestão Financeira, Boas Práticas nos Serviços de Alimentação, Como Vender para Internet, Marketing Digital para Empreendedores e Como Captar Recursos para o Seu Negócio. No site do Sebrae, o microempreendedor pode buscar orientações sobre Ecommerce, Crédito, Finanças, Marketing Digital e Vendas. Além disso, o Sebrae realiza palestras online que podem ser acompanhadas no link: http://sebrae.sc/palestras-online.

Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com a Sala do Empreendedor através do WhatsApp: (48) 99181-3872.