SAMAE apresenta avanços dos últimos dois anos

25/03/2015 13:57

Em uma reunião na última terça-feira (24), com a presença do prefeito municipal Valério Tomazi, secretários municipais e representes da comunidade, o diretor do SAMAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Wilson Bernardo de Souza apresentou números e ações que comprovam o desenvolvimento da autarquia nos últimos dois anos.
Entre as obras realizadas está a travessia subaquática acima da Ponte da Itinga, por onde passa a água que abastece boa parte da população de Tijucas, além da aquisição de uma motobomba de 100 cv e transformadores novos instalado no bairro da Itinga. Houve também a instalação de uma motobomba de 20 cv. instalado em frente do NAES e a revitalização da Estação de Tratamento do bairro Oliveira, além de equipamentos de escritório, veículos, instalação de nova Central Telefônica e novos equipamentos para leitura e laboratoriais.
Durante a apresentação das obras e prestação de contas, p diretor do SAMAE destacou a Rede de Abastecimento de Água para os bairros Praça e Santa Luzia, inaugurada este ano, com 3.800 mts de extensão e a reforma geral na Estação de Tratamento de Água no bairro Itinga.
“Estamos com 80% da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE ), e 60% da Rede de Esgoto na cidade concluídas. A Rede já possui mais de 40.000 metros, com diversas elevatórias prontas e previsão de entrar em funcionamento no final de 2015. O SAMAE já está pagando a prestação do financiamento junto à CAIXA Econômica Federal e as contrapartidas do financiamento da Rede de Esgoto, onde neste período, o SAMAE já pagou R$ 2.800.000,00 com recursos próprios da autarquia. Damos ênfase ao Saneamento Básico por ser uma das obras mais importantes a serem realizadas, visto que se trata de saúde pública. É visível a evolução nos últimos anos e vamos trabalhar ainda mais para que Tijucas seja exemplo neste e em tantos outros pontos” – diz o diretor Wilson Bernardo de Souza.
O prefeito Valério Tomazi agradeceu a dedicação do diretor Wilson e todos os funcionários do SAMAE pelo trabalho realizado nos últimos dois anos e que com certeza continuará nos próximos anos. “O SAMAE é uma autarquia que funciona como exemplo no município de Tijucas, esta prestação de contas feita hoje mostra o quanto o município evoluiu não só pela obra de Saneamento Básico, mas também pelo abastecimento de água que vem sendo prioridade nos últimos anos. Em respeito ao abastecimento de água, o SAMAE não pensa no hoje, mas no futuro desenvolvimento da cidade, que cresce a cada dia. É preciso estar preparado para poder também atender as populações futuras” – diz o prefeito.
Em dois anos, o SAMAE instalou 2.705 hidrômetros novos e foram realizadas 1.370 novas ligações de água. Foi implantado o sistema de caixa padrão SAMAE para os hidrômetros e mais de 3.500 dessas novas caixas já foram instaladas.