Saneamento Básico será inaugurado nesta sexta-feira em Tijucas

24/11/2016 8:18

A Administração Municipal de Tijucas através do SAMAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto realiza nesta sexta-feira (25), às 15h, a cerimônia de inauguração da obra de Saneamento Básico.
O ato ocorrerá na Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário, localizada na rua Angelo José da Silva, no bairro Pernambuco.
A Estação de Tratamento de Esgoto foi testada e já está em funcionamento. O SAMAE já autorizou todas as residências localizadas em ruas por onde passou o Sistema de Tratamento, a realizar as ligações do esgoto residencial na Rede de Saneamento. A ligação é de responsabilidade do morador, mas para facilitar, o SAMAE possui uma listagem com contatos de profissionais aptos a realizar o serviço.
Com o sistema de Saneamento Básico funcionando, inicia também uma medida de prevenção quase total das verminoses presentes no quadro patológico da cidade.
Com o Saneamento Básico, as doenças de veiculação hídrica, como diarreia e esquistossomose, tendem a diminuir, diminuindo também a quantidade de vezes que uma mãe vai levar o filho com disenteria ao médico. Dados apontam que em todo o mundo, 1,9 milhão de mortes infantis são causadas por diarreias todos os anos. Do total de doenças registradas na população, 4,2% se devem à falta do saneamento básico. Com o término da obra de Saneamento Básico, Tijucas terá mais de 60% das residências com esgoto tratado.