Saúde em Movimento no dia 07 de Abril

03/04/2014 14:30

O Dia Mundial da Saúde ou World Health Day é celebrado todos os anos pelos 191 países membros da Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO). Na América Latina, são sete milhões e meio de profissionais da área, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), órgão que representa a OMS no continente. A data foi criada em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentada no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado em promover a saúde. O principal objetivo do Dia Mundial da Saúde é fazer com que as pessoas se conscientizem sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem. A OMS também tem a preocupação nessa data de alertar para os principais problemas de saúde em âmbito mundial.

Este ano o tema central são as doenças transmitidas por vetores. Estas doenças são transmitidas aos humanos por organismos que transportam vírus, parasitos e bactérias. Na Região das Américas, as doenças transmitidas por vetores de maior importância epidemiológica são a malária, dengue, doença de Chagas, leishmaniases, filariases linfáticas, esquistossomose e tracoma.

As doenças de transmissão vetorial são responsáveis por uma alta carga de morbilidade e mortalidade especialmente nos países mais pobres, causando ausência escolar, aumento da pobreza, diminuição na produtividade económica e sistemas de saúde sobrecarregados com procedimentos de alto custo. Como forma de se prevenir, é importante levar em consideração algumas medidas de proteção como: uso de roupas que protejam pernas e braços contra a picada de insetos, instalação de telas em portas e janelas das residências, cobrir os recipientes onde é armazenada a água e não deixar água parada ou acumular lixo.

No dia 07 de abril de 2014, segunda-feira, os profissionais da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas organizarão uma Ação em Saúde, denominada Saúde em Movimento, na frente da Igreja Matriz da cidade, das 8 às 12 horas. Serão realizadas orientações em saúde em diversas áreas, a saber: nutrição e atividade física, saúde da mulher e da gestante, saúde bucal, prevenção da hipertensão e diabetes, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e infecciosas, prevenção de lesões e saúde da fala. Também haverá apresentações culturais, atividades físicas, e falas dos profissionais de saúde durante o evento.

Na ocasião serão sorteados brindes para os participantes que passarem por todas as barracas de orientação. As ações em saúde tem foco na prevenção e na promoção à saúde, e tem como principal objetivo aproximar ainda mais os profissionais da saúde de toda a população do município. Assim, convidamos a todos para tirar suas dúvidas sobre saúde, e buscar uma melhor qualidade de vida para si e para a sua família.

Texto escrito pelo professor de Educação Física do CEMPS Deivis Elton Schlickmann Frainer.