Saúde intensifica campanha de controle à Tuberculose

19/03/2014 16:28

O Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas segue durante todo o mês de março com uma grande campanha de orientação e prevenção à Tuberculose.

De acordo com a responsável pelo programa no município, Mônica da Silva Goedert, o trabalho está sendo realizado em todas as unidades de saúde e também em algumas escolas através das Equipes de Saúde da Família que estão promovendo palestras educativas e distribuindo material informativo.

Algumas ações também têm sido direcionadas aos profissionais da saúde a fim de capacitá-los para intensificar o diagnóstico da doença e com isso, iniciar o tratamento precoce dos pacientes.

Para isso, já foram ministradas palestras aos médicos da rede sobre diagnóstico, tratamento e perfil epidemiológico da Tuberculose. Em seguida também foram realizadas reuniões com os enfermeiros para avaliar a situação da TB no município e apontar propostas de ações para combate à doença.

Como o dia mundial de combate à doença é celebrado no dia 24 de março, neste dia, os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde deverão utilizar camisetas alusivas à campanha.

Palestras também estão programadas para a última semana de março na Escola Walter Vicente Gomes, voltada para pais e professores, e na Unidade de Saúde Dona Calina, no bairro Praça, direcionada à comunidade e usuários do sistema de saúde em geral.

UBS José Manoel Reis também terá programação

A Equipe da UBS José Manoel Reis, do bairro Areias, também realizará uma atividade educativa sobre a Tuberculose durante a última semana do mês de março. A atividade acontecerá na recepção da própria unidade, atingindo assim, o público que buscar o serviço da unidade durante todo este período.

A ação será baseada em uma breve explanação sobre o assunto incluindo a apresentação de um vídeo educativo que será transmitido em diferentes momentos ao longo do dia. Folders informativos sobre o assunto também serão distribuídos aos usuários na Unidade.

(Texto: Karina Peixoto e Vigilância Epidemiológica)