Saúde realiza ações pelo Dia Mundial de Combate à AIDS

01/12/2016 10:59

O Brasil foi um dos primeiros países, dentre os de baixa e média renda a fornecer tratamento gratuito para pessoas soropositivas em 1996 pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Mas mesmo com informações e métodos contraceptivos cada vez mais acessíveis, as estatísticas de pessoas vivendo com AIDS no Brasil merecem atenção. O dia 01 de dezembro é anualmente reservado para as ações de combate à doença e a Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Saúde, organizou mutirões informativos em diferentes pontos da cidade.
De acordo com Silvana Cipriani, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, esta campanha tem como objetivo conscientizar a população de quanto é importante a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, visto que o número de infecções tem aumentada consideravelmente na cidade, principalmente em jovens e adultos.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde possui um cadastro de aproximadamente 400 pessoas soropositivas, que contam com acompanhamento médico.
Os mutirões foram organizados no Supermercado Koch, Unidade Básica de Saúde Orlando Barreto, no Centro e Unidade Básica de Saúde Dona Calina, no bairro Praça.
As Unidades de Saúde já disponibilizam o teste rápido de AIDS aos interessados, sem ser necessário indicação médica.
A Vigilância em Saúde também organizou para esta sexta-feira (02) palestras para os alunos do Colégio Estadual Crus e Sousa.