Saúde reforça importância das farmácias populares na distribuição de medicamentos

16/10/2018 10:53

Medicamentos para hipertensão e diabetes são distribuídos gratuitamente em farmácias particulares conveniadas ao programa

Com o fechamento da rede própria da antiga Farmácia Popular em todo o Brasil, em agosto do ano passado, a distribuição de medicamentos do programa federal passou a ser realizada somente pelas unidades de saúde municipais e também em farmácias particulares credenciadas ao programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’.

Nas farmácias conveniadas são oferecidos medicamentos gratuitos para hipertensão (pressão alta), diabetes e asma, além de medicamentos com até 90% de desconto indicados para dislipidemia (colesterol alto), rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma. Ainda pelo sistema de copagamento, o Programa oferece anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Em Tijucas a dinâmica é a mesma e a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é de que as pessoas que necessitem destes remédios passem a utilizar mais o programa, retirando a medicação nas farmácias particulares que mantêm o selo “Aqui tem Farmácia Popular”, as quais já distribuem estas medicações gratuitamente.

Com isso, a Secretaria poderia economizar até R$ 4 mil por mês, recursos estes que poderão ser investidos na compra de outros tipos de remédios. “O que estamos querendo é incentivar a população a utilizar um benefício que já é garantido pelo Governo Federal e que vai distribuir a medicação de forma gratuita, da mesma forma que temos nos postos de saúde. Assim, vamos poder economizar nesses medicamentos específicos e investir em outros”, afirma o Secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula.

Para retirar a medicação nas farmácias conveniadas, basta que o paciente vá até uma farmácia com o selo “Aqui tem farmácia popular”, levar a receita médica e fazer o cadastro. A migração para as farmácias não é obrigatória e os remédios continuarão disponíveis para quem procurar a Rede Municipal de Saúde. No entanto, os pacientes estão sendo orientados a fazer a mudança para contribuir com o planejamento da Secretaria e a melhor utilização dos recursos públicos.