Saúde responde questionamento sobre falta de medicamentos no posto da Praça

30/11/2017 11:35

Em entrevista ao Portal Vip Social na noite desta quarta-feira (29), durante o programa Novos Rumos, o prefeito Eloi Mariano Rocha respondeu a uma série de questionamentos, inclusive dos internautas. Entre as questões, estava a de Tatiane Pereira sobre a falta de medicamentos no posto de saúde da Praça.

O prefeito se comprometeu a prestar o esclarecimento aqui no nosso site e por isso, segue a informação a respeito do questionamento feito:

De acordo com a farmacêutica da secretaria de Saúde, responsável pela farmácia central, Karenn Marques Borssatto, há sim, a falta de alguns medicamentos, no entanto, somente ontem, dia 29, foram recebidas aproximadamente 100 caixas de medicamentos que já haviam sido licitados e faltava apenas serem entregues.

Os postos de saúde do Centro, Praça e Joáia, onde a distribuição de medicamentos é maior, já receberam a reposição ontem mesmo (29). As demais unidades, do interior, têm por padrão solicitar os medicamentos em falta todo dia 1º, portanto, nesta sexta-feira os pedidos das unidades do interior vão chegar à farmácia central e em seguida os medicamentos serão direcionados a estes postos.

“A maioria dos medicamentos que precisavam ser repostos chegaram ontem e alguns que não receberemos mais por ter esgotado a quantidade prevista para 2017, podem ser retirados gratuitamente nas farmácias populares. Mesmo assim, ainda para este ano ainda temos muitos medicamentos para chegar”, diz a farmacêutica.

Medicamentos gratuitos nas farmácias particulares

Karenn explica que em alguns casos, na falta de determinados medicamentos nos postos de saúde para tratamento de hipertensão, diabetes e asma, os mesmos podem ser retirados gratuitamente nas farmácias particulares conveniadas ao programa ‘Aqui tem farmácia popular’, mediante apresentação de receita médica.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Saúde Tijucas