Sebrae/SC e Prefeitura apresentam o Tijucas em Números

29/09/2017 7:51

Uma reunião entre autoridades locais e empresários nesta quinta-feira (28) formalizou a entrega de um importante documento ao município de Tijucas. Trata-se do Tijucas em Números, um levantamento estatístico elaborado pelo Sebrae/SC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e que foi entregue pelo coordenador regional do Sebrae, Alcides Sgrott Filho ao prefeito Eloi Mariano Rocha. Durante o encontro, realizado na sede da ACIT/CDL, os presentes puderam acompanhar a apresentação da consultora Cláudia Bittencourt, que relatou os dados coletados para elaboração do documento, que tem por objetivo apresentar um panorama socioeconômico da cidade. Para isso, a equipe se baseou em dados estatísticos e comparativos que foram coletados a partir do mês de maio, quando teve início o programa Cidade Empreendedora em Tijucas.

Entre os aspectos relacionados no documento, destaque para o índice de Desenvolvimento Humano (IDH), renda per capita, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico e finanças, entre outros temas. Na ocasião, também foi feito o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) do Município, o qual visa prestar assessoria para a posterior elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico. O estudo tem a finalidade de identificar e apresentar eixos estratégicos que promovam e fomentem o desenvolvimento da economia local para as próximas décadas.

“O PEDEM e o Tijucas em Números são entregas de muita importância dentro do Programa Cidade Empreendedora, pois cria uma espécie de mapa que servirá de norte para os gestores municipais nos próximos anos. Assim, o governo, as entidades de classe, o empresariado e toda a população podem ter um parâmetro das condutas a serem adotadas para o desenvolvimento local”, avalia o coordenador regional do SEBRAE/SC, Alcides Claudio Sgrott Filho.

O prefeito de Tijucas também se manifestou ao final do encontro, ressaltando a importância de debates entre o poder público e a classe empresarial. "Temos muito trabalho pela frente e sabemos que sem o apoio e o envolvimento da sociedade, em especial, dos empresários, será mais difícil conquistar os resultados que desejamos", diz.

Ele ainda falou sobre as metas da administração municipal e pediu a colaboração de todos para que as ideias saiam do papel. "Nossa prioridade neste momento é revitalizar a cidade, precisamos investir em infraestrutura. E além de inúmeras obras que já estamos viabilizando, precisamos de ações concretas que podem surgir de grupos como este. Conto com todos", finalizou.

(Texto e fotos: Karina Peixoto Silva)