Secretaria de Educação participa de capacitação do Instituto Ayrton Senna

09/04/2018 9:51

Na última semana, a Coordenadora de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Tijucas, Dail Nelsy da Silva, foi uma das formadoras numa capacitação sobre projetos do Instituto Ayrton Senna, ministrada para professores dos Municípios da Grande Florianópolis. O Instituto é parceiro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), do Ministério da Educação (MEC).

Dail havia participado das formações anteriormente e agora é uma das profissionais responsáveis por repassar experiência e conhecimentos para os profissionais de outras cidades. Entre os projetos trabalhados estavam o Fórmula da Vitória – Matemática, Fórmula da Vitória – Português, Se Liga, Acelera Brasil e Gestão para Alfabetização.

Em Tijucas, no momento, temos uma turma do Acelera Brasil, formada por alunos que, até ano passado, faziam parte do Se Liga e avançaram para a próxima etapa do projeto. Também será implantada nas próximas semanas uma nova turma do Se Liga, com crianças do 4º e 5º anos, com dificuldades de aprendizado. As duas turmas funcionam na E.E.F. Dep. Walter Vicente Gomes.

Para o assessor de Educação da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, Antão Antônio David, a formação destes professores é fundamental para que se desenvolva a Meta 1 do ADE que se refere a alfabetização escolar. “No momento precisamos dar um enfoque maior no projeto Gestão para Alfabetização, pois um dos problemas diagnosticados pelo ADE foi a não alfabetização na idade correta, causando distorção idade/série nos anos seguintes”, conclui.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Foto: Divulgação.