Secretaria de Saúde de Tijucas promove reunião com Ministério Público

26/09/2017 12:17

O assessor do Ministério Público da comarca de Tijucas, Mateus Guinzani e o responsável pelo Ema (Escritório Modelo de Advocacia) da Univali de Tijucas, Murilo Barcelos foram convidados pela secretaria municipal de Saúde para uma reunião nesta segunda-feira (25).

Na oportunidade o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula apresentou, juntamente com parte de sua equipe, os procedimentos adotados pela secretaria para distribuição de medicamentos à população.

“Nosso foco tem sido a saúde preventiva e isso passa por todos os setores da secretaria, em especial no que se refere à distribuição de medicamentos”, disse o secretário.

Além deste assunto, a equipe aproveitou a ocasião para tratar de outros temas, como, por exemplo, a grande quantidade de leite especial fornecido pelo município para recém-nascidos via pedido judicial.

“Vemos neste caso a necessidade de ampliar as ações de conscientização e incentivo ao aleitamento materno e já estamos com projetos em andamento para isso. Precisamos trabalhar na comunidade a importância de oferecer à criança o leite materno, com exceção dos casos especiais em que a criança tenha necessidade específica de alguma formulação. Atualmente atendemos centenas de casos, sendo que nenhum deles por motivo alérgico e sim, por recomendação de fórmulas infantis”, explica o secretário.

As ações de incentivo ao aleitamento materno estarão integradas a um novo programa de pré-natal que está sendo implantado pela secretaria de Tijucas.

Outro movimento importante e que também foi destaque na reunião é o PSE (Programa Saúde nas Escolas) que é desenvolvido no município graças a uma parceria entre a secretaria municipal e a Univali.

O coordenador do Ema, Murilo Barcelos, se colocou à disposição para ampliar as atividades no ano que vem dando um direcionamento mais específico a estas questões. “Podemos aproveitar este trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas para tratar de assuntos como este, do aleitamento materno, da importância de reduzir o uso de medicamentos e outros temas que podem ser multiplicados na sociedade pelos estudantes”, disse.

Ao final da reunião os convidados conheceram a farmácia central da secretaria e receberam informações detalhadas quanto aos procedimentos e cuidados adotados no setor.

“Acho excelente este tipo de encontro, afinal, é uma oportunidade de conhecer de perto a realidade da secretaria e tirar dúvidas sobre setores e procedimentos que muitas vezes são temas de ações ingressadas no Ministério Público e que exigem nossa atuação”, disse o assessor do MP, Mateus Guinzani.

Texto e fotos: Karina Peixoto Silva