Secretaria de Saúde esclarece dúvidas sobre a meningite

09/11/2015 9:41

A Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria de Saúde promoveu uma palestra sobre a meningite na última quinta feira (5), no anfiteatro Leda Regina de Souza. O intuito da ação foi informar e preparar os agentes comunitários e a equipe da Secretaria Municipal de Educação sobre os cuidados com a doença. O infectologista do Município, Adriano Vicente, e a representante da diretoria de vigilância epidemiológica do Estado de Santa Catarina, a enfermeira Gisele Barreto, foram os palestrantes.
Gisele Barreto foi bem didática ao explicar sobre as doenças endêmicas (aquelas que afetam várias pessoas ao mesmo tempo. Ainda esclareceu sobre a situação da enfermidade no munícipio, que se encontra dentro da normalidade. A enfermeira reforça que algumas notícias divulgadas não condizem com a real situação. Os casos existem, mas não viraram epidemia e nem chamaram a atenção da vigilância do estado.
Informações sobre a prevenção e os sintomas da meningite foram esclarecidos pelo Dr. Adriano Vicente. O infectologista afirma que o caso do menino foi uma fatalidade e não há motivo para alarde. Ele ainda reforça que não houve aumento na comparação com os outros anos.
A secretária de saúde, Adriana Porto Faria, também estava presente e destacou a importância do esclarecimento de dúvidas para aqueles que lidam diretamente com a população. Sabe-se que os casos registrados não foram na mesma época, não foram do mesmo tipo de meningite e não causaram os mesmos efeitos.