Secretaria de Saúde oferece atendimento psicológico para combater ansiedade pelo isolamento

23/03/2020 15:49

Com objetivo de conter a proliferação do novo Coronavirus, o isolamento social foi a medida emergencial adotada pela Administração Municipal. No entanto, o que funciona como segurança para o corpo pode não causar o mesmo efeito para a mente. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas está disponibilizando uma Central de Atendimento Psicológico.

A ação de acolhimento via telefone deve ajudar a população da cidade a conter a ansiedade e o medo agravado pelo isolamento social. O plantão acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 00h e no fim de semana o dia todo.

“Esse afastamento social provoca vários impactos emocionais para muitas pessoas. A nossa equipe está trabalhando para proporcionar a comunidade um meio de falar sobre as angústias desse momento, responder aos questionamentos e ajudar a controlar o lado emocional”, afirma o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

De acordo com a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica do município, foram acionados os psicólogos da Rede Municipal de Saúde para o atendimento ao público. Segundo a coordenadora as pessoas mudaram bruscamente, de uma hora pra outra, a rotina delas, o que desencadeia uma série de sentimentos.

“Antes, as pessoas ocupavam a mente e o tempo com trabalho, escola, casa. Agora, elas precisam saber desacelerar e cuidar delas mesmas. A intenção desse trabalho é justamente dar apoio e orientação sobre como agir nesse cenário, ajudar numa situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus”, comenta Cassiana.

Campanha Viralizando Solidariedade

Central de Atendimento Psicológico (via ligação e WhatsApp):

• (48) 9 9181- 3892 – Segunda a sexta-feira das 8h às 17h, domingos o dia todo.
  • (48) 9 9985 - 5979 – Segunda a sexta-feira das 17h às 00h, sábados o dia todo.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Saúde