Secretaria de Saúde prepara a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

16/04/2014 13:28

Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

Em 2014, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 22 de abril a 09 de maio de 2014, sendo 26 de abril, o dia de mobilização nacional.

A Administração Municipal de Tijucas, sob orientação da Secretária de Saúde, Rosicler Furtado, preparou as unidades de Saúde de para receber a população e fornecer as doses da vacina.

No sábado (26), acontece o Dia “D” de Mobilização e as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Durante o período da campanha as unidades de saúde do interior estarão vacinando, assim como as equipes de Estratégia de Saúde da Família nos acamados, grupos de terceira idade, asilo, APAE, conforme o cronograma de cada equipe.

As Unidades de Saúde Dona Calina (Praça) das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00 horas, Orlando Barreto (Centro) estarão vacinando no horário das 7 às 18h e a Unidades José Manoel Reis (Areias) das 08:00 às 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas, de segunda a sexta-feira.

No dia “D”, 26 de abril, o horário é das 8 às 17h nas seguintes Unidades de Saúde:

•UBS Rodolfo Francisco da Veiga (Timbé);
•UBS Doraci Rodrigues Fagundes (Itinga);
•UBS José de Souza Silva Filho (Porto Itinga);
•UBS Nilton Olinger (Campo Novo);
•UBS Maria Mafei Orsi (Nova Descoberta);
•UBS Reinoldo João Rosa (Joaia);
•UBS José Manoel Reis (Areias);
•UBS Orlando Barreto (Centro);
•UBS Dona Calina (Praça);
•UBS Abílio Pereira (Santa Luzia);
•UBS Davi Vieira (Sul do Rio).

No dia 26/04 (SÁBADO) também é Dia Nacional de Prevenção e Combate á Hipertensão Arterial, portanto as Unidades de Saúde além da vacinação estarão atendendo toda a população para verificação de Pressão Arterial como distribuição de informativos do tema.