Secretaria de Saúde promove caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

13/09/2018 12:35

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, na próxima quarta-feira (19), às 8h, uma caminhada em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio. O ponto de encontro será a Concha Acústica Nagip Elias Abdala e a caminhada vai percorrer ruas do Centro da cidade.

A intenção da Secretaria é chamar a atenção para o tema, extremamente relevante. Durante a caminhada, os agentes de saúde farão abordagens às pessoas para ressaltar a importância de debater o assunto e trocar experiências sobre problemas psicológicos, traumas, tristezas. A ação acontece em consonância com o lema da campanha: “falar é a melhor solução”.

No município, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem grupos de apoio a pacientes que sofrem de depressão. Eles são acompanhados por uma equipe de profissionais que permite um tratamento mais integrado. Além disso, o tema tem sido levado aos alunos da Rede Municipal de Ensino através do Programa Saúde na Escola (PSE).

“Reiteramos a importância de debatermos esse assunto. A depressão precisa ser encarada com muita seriedade e temos que mudar a cultura de minimizá-la”, afirma o Secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula.

Se você conhece pessoas que estão passando por problemas psicológicos e identifica nelas uma tendência a atitudes extremas, indique ela a procurar o CVV CVV (Centro de Valorização da Vida), ligando para o número 188. Você também é convidado a prestigiar a caminhada e a refletir sobre o assunto.

Setembro Amarelo

O movimento foi iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). As primeiras atividades foram realizadas em 2015, concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação).