Secretarias de Saúde e Educação dão início a ações do Programa Crescer Saudável

10/04/2018 9:48

Na última semana as Secretarias de Saúde e Educação deram início a mais uma etapa do Programa Crescer Saudável, projeto do Governo Federal desenvolvido em conjunto com o Programa Saúde na Escola (PSE), ao qual o município adere. O programa consiste no trabalho integrado, que leva educação em Saúde para dentro das escolas a fim de trabalhar o enfrentamento das vulnerabilidades e com isso, buscar melhorar a saúde dos educandos através da prevenção.

As ações estão sendo realizadas em sete escolas municipais. Na última semana, a fase que começou a ser desenvolvida foi a da antropometria (medição de altura e peso das crianças). O objetivo é identificar casos de sobrepeso e de baixo peso entre os alunos da rede municipal. Os casos identificados passarão a ser acompanhados pela equipe de atenção básica da Secretaria de Saúde, inclusive por nutricionista.

O Programa Crescer Saudável foi implantado no fim de 2017 e suas ações foram incorporadas ao PSE. Este último programa tem outras atividades a serem desenvolvidas durante o ano. São elas: Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos.

Outros temas também fazem parte do programa, como: Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação da situação vacinal; Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e ainda, Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Fotos: Secretaria de Saúde.