Secretário de Estado da Defesa Civil visita Tijucas

06/02/2017 11:27

O secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, esteve em Tijucas na última sexta-feira (3) para uma visita ao prefeito Eloi Mariano Rocha. Na ocasião o secretário foi recebido pelo prefeito em seu gabinete, onde acontecia uma reunião com o vice-prefeito Adalto Gomes, secretários municipais e vereadores da bancada governista.

Em contato com a equipe, o secretário de estado falou sobre as demandas que haviam sido apresentadas pelo prefeito dias atrás, quando o visitou na capital. Um dos principais pedidos do prefeito à Defesa Civil foi relacionado à restauração da ponte Bulcão Viana.
Moratelli solicitou ao prefeito o levantamento de necessidades e custos para a reforma da ponte e afirmou que está cuidando pessoalmente do caso. “Esta ponte tem que ter sua importância reconhecida pelo estado, afinal, é uma das únicas ainda existentes da época em que a BR 101 ainda não existia para fazer a ligação entre o norte e o sul do estado”, disse.

Outro pedido feito ao secretário foi quanto à reativação da balsa que faz a travessia de moradores do bairro Sul do Rio. Para voltar a funcionar, a embarcação precisa de reforma, novos equipamentos de segurança e alguns ajustes para habilitação dos balseiros. O secretário também se comprometeu a verificar a possibilidade de colaborar com este pedido.

Moradores com aluguel social

Outra situação verificada pelo secretário foi na comunidade da Rua Petronílio Ávila. O vice-prefeito e também secretário municipal de Obras de Tijucas, Adalto Gomes acompanhou o secretário de estado até o local para verificar a condição das casas em situação de risco.

“Segundo vistoria do secretário , há grandes possibilidades de recebermos ajuda do Estado para reconstrução destas casas em outros locais. Vamos tomar todas as providências necessárias para isso e esperamos ter uma solução para estas famílias em breve”, disse o vice-prefeito.

Entenda o caso

No final do ano passado, moradores da rua Petronílio Ávila e proximidades, tiveram suas casas atingidas pela maré e por conta da situação de risco tiveram que deixar suas residências. Atualmente eles são mantidos em outros endereços com ajuda da prefeitura, que faz o pagamento do chamado aluguel social.

O prefeito esteve na localidade durante a semana passada e na última sexta-feira (3) recebeu os moradores em seu gabinete para tratar da renovação do aluguel.

“Queremos que vocês recuperem as casas as quais vocês têm direito, no entanto, não garantimos que será algo imediato, pois dependemos de recursos, disponibilidade de uma nova área, enfim, ações que requerem certo tempo. No entanto, enquanto isso, vamos garantir a manutenção do local em que vocês estão renovando o aluguel social por mais três meses”, disse o prefeito.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Divulgação)