Segunda fase da Campanha de Vacinação contra Gripe começa nesta quinta-feira (16)

15/04/2020 21:43

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa nesta quinta-feira, dia 16 de abril. Na primeira etapa só pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde poderiam receber a vacina contra o vírus influenza, nesta etapa o público-alvo se estende para: doentes crônicos, caminhoneiros ou profissionais de transporte coletivo e portuários, bem como profissionais das forças de segurança e salvamento, que incluem funcionários do sistema prisional.

Pela primeira vez na história a vacina terá a inclusão de caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuário. Conforme explica o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula. “Durante a pandemia de Covid-19 o transporte e a entrega de cargas foram mantidos como serviços essenciais. Por isso a importância de proteger também os funcionários deste importante setor, inclusive os informais que apresentarem as habilitações C, D e E”, detalha.

Pacientes com doenças crônicas

Pacientes diabéticos, hipertensos, com quadros de rinite, bronquite ou doenças autoimunes começam a ser vacinados a partir desta quinta-feira (16). Os chamados pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de Tijucas começam a receber a dose da vacina conforme descrição abaixo:

- 16 a 30 de abril

Praça – Escola Municipal Deputado Walter Vicente Gomes, das 8h às 17h;
Areias – Unidade Básica de Saúde, das 8h às 17h;
Centro – ESF, das 8h às 17h.

Joáia – Estará vacinando o público-alvo na Unidade Básica de Saúde, das 8h às 17h, a partir do dia 22 de abril;

- 16 de abril a 08 de maio

(No interior do município, a vacinação acontecerá nas Unidades Básica de Saúde conforme escala a seguir):
Santa Luzia – quintas-feiras, dias 23 e 30 de abril;
Sul do Rio – quintas e sextas-feiras, dias 17, 24 e 30 de abril;
Morretes – quartas-feiras, dias 22 e 29 de abril;
Timbé – quartas e quintas-feiras, dias 22, 23, 29 e 30 de abril, bem como dias 06 e 07 de maio;
Itinga – sextas-feiras, dias 24 de abril e 08 de maio;
Porto da Itinga – segundas-feiras, dias 20 e 27 de abril, bem como 04 de maio;
Nova Descoberta – terças e quintas-feiras, dias 23, 28 e 30 de abril, bem como os dias 5 e 7 de maio;
Campo Novo – segundas e sextas-feiras, dias 17, 20, 24 e 27 de abril, bem como 04 e 08 de maio.

Vacinação de caminhoneiros e motoristas

A vacinação de motoristas e caminhoneiros acontecerá entre os dias 22 e 25 de abril, em frente à Vigilância em Saúde, localizada na Av. Hercílio Luz. A dose será aplicada numa tenda, ao ar livre, das 13 às 22h.

“Este público circula em todas as regiões do país, inclusive locais de alto contágio, por isso estaremos atendendo ao ar livre, evitando aglomerações e o contato com outros pacientes, que deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde. Já estamos enviando comunicados para as empresas de transporte do município com as informações”, esclarece Idarleni Daroci, responsável pela Vigilância em Saúde de Tijucas.

Profissionais de força de segurança e salvamento

Policiais Civis e Militares, bem como bombeiros militares e agentes penitenciários que ainda não receberam a dose da vacina devem procurar a Vigilância em Saúde de Tijucas para serem imunizados entre os dias 22 de abril e 08 de maio.

“Vale lembrar que a vacina da gripe não evita a contaminação com o Coronavírus. Na verdade, ao impedir o ataque do influenza, a injeção evita uma eventual infecção dupla de gripe e Sars-CoV-2 ou Covid-19, o que sobrecarregaria o sistema respiratório da pessoa”, conclui Idarleni.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Polícia Militar do Distrito Federal