Segunda via de RG agora pode ser solicitada pela internet

08/07/2020 9:07

Com objetivo de agilizar o atendimento e evitar aglomeração de pessoas, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) está disponibilizando em seu site uma opção para quem precisa solicitar a segunda via do RG (carteira de identidade). A nova ferramenta, chamada de 2ª via rápida, foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc).

Para fazer o pedido da 2ª via rápida, o solicitante deve ter Carteira de Identidade emitida em Santa Catarina, sendo a data de emissão não superior a cinco anos, pois o documento será impresso com as mesmas informações da última carteira, porém com data atual. Havendo necessidade de atualização ou correção dos dados, torna-se obrigatório o atendimento presencial com agendamento via telefone.

Se houver dúvidas sobre as exigências para solicitação, o próprio sistema deve informar se o requerente atende ou não os requisitos. Nesta nova modalidade, o solicitante poderá verificar a situação de sua solicitação e saber quando o documento está pronto para a retirada.

Retirada do documento

A retirada da 2ª via rápida, será feita, sem exceção e por questões de segurança, apenas pelo titular do documento (os menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável) e somente nas unidades do órgão em Santa Catarina. Portanto, moradores de Tijucas poderão retirar o documento na Unidade do IGP em Balneário Camboriú, ao qual o nosso posto de identificação é vinculado.

Camila de Souza, responsável pelo Posto de Identificação do IGP em Tijucas, explica como é feita a retirada. “Essas identidades só podem ser retiradas em Unidades do IGP e aqui em Tijucas somos um Posto de Identificação, não uma unidade. Por isso, a retirada neste caso, pode ser feita em Balneário Camboriú, Florianópolis ou na unidade mais próxima do requerente. Lá, para a retirada do documento é feito um confronto papiloscópico a fim de certificar que a identidade do retirante presencial é a mesma do requerente virtual”, explica Camila.

Valor

O valor da taxa da 2ª via rápida é de R$ 38,78, sendo o boleto gerado antes do término da solicitação e apenas no site do IGP. A emissão só ocorrerá após o pagamento da taxa.

Crianças

As crianças com menos de cinco anos terão regras diferentes para emissão da 2ª via rápida, pois a fisionomia delas se altera com maior velocidade que nos jovens e adultos.

Dados

Por ano, o IGP emite mais de 550 mil carteiras de identidade em Santa Catarina e cerca de 70% delas são de segundas vias.

Para solicitar a 2ª via rápida clique aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Imagens: Divulgação