Selecionados os trabalhos da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa

05/09/2019 11:31

Na tarde desta terça-feira (03), uma comissão criada pela Secretaria Municipal de Educação Tijucas selecionou os trabalhos inscritos na etapa municipal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, intitulada “O Lugar onde vivo”. As produções selecionadas vão representar o município na etapa estadual, que será realizada entre os dias 16 de setembro e 11 de outubro.

As peças foram criadas por alunos de instituições municipais e estaduais de Tijucas e foram julgadas pela Comissão Julgadora Municipal. Os estudantes puderam se inscrever nas modalidades: Poema, Memórias Literárias, Crônicas, Documentário em vídeo e Artigo de Opinião. Ao todo 12 escolas participaram da etapa municipal, tendo sido selecionados os seguintes trabalhos:

Poema

Aluno (a): Maria Eduarda de Souza
Escola: EEF Brilho do Sol
Título: Cidade Encantada

Memórias Literárias

Aluno (a): Izabelly Cristina Picolli
Escola: EEB Professora Olívia Bastos
Título: O paraíso é aqui...

Crônica

Aluno (a): Alana Feliciana Pereira
Escola: EEB Professora Olívia Bastos
Título: Folhas douradas

Documentário em Vídeo

Alunos (as): Mailí de Moura Quadrado, Poliana Santana Rosa e Rithiellen Branco
Escola: EEB Cruz e Sousa
Título: A visão do abandono

Artigo de Opinião

Obs. Os trabalhos apresentados foram desclassificados por não cumprirem os requisitos da modalidade.

“ Ao analisar os textos e vídeos de alunos, pudemos observar a qualidade da produção dos estudantes do nosso município e também conhecer, por meio do olhar dos estudantes, as mais diversas formas de perceber o lugar onde vivemos”, afirmou responsável pela comissão julgadora, Patrícia Laus de Brito.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC. O concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país incentiva o fortalecimento de vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade local de alunos e professores.
De acordo com a secretária de Educação, Neide Maria Reis, nos próximos dias haverá uma divulgação do material criado pelos alunos e que venceram esta etapa da Olimpíadas. “O nível de qualidade apresentado por nossos alunos surpreendeu a todos durante o evento. Agradecemos aos alunos e também os profissionais que fizeram parte desta Olimpíada. Ela possibilitou o desenvolvimento dos estudantes e a demonstração de seus conhecimentos”, explicou a secretária Neide.

Integraram a comissão

•Neide Maria Reis