Selo em homenagem à Domingos Moresco já está em circulação

09/12/2015 8:39

Buscando homenagear o autor tijuquense Domingos Moresco, já circula através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos o selo em homenagem ao autor em comemoração ao seu centenário.
Uma cerimônia de lançamento antecedeu no dia 25 de novembro, no Casarão Gallotti, contando com a presença de parentes e amigos do homenageado. Descendente de imigrantes italianos, Moresco nasceu em Nova Trento, na comunidade do Indaiá. Mudou-se para Tijucas em 1939, onde fazia parte da Academia de Letras, e morreu em 1998. Ele é figura marcante para o bairro do Oliveira, lugar em que morava.
Jucélio Alcides Baldança, representante dos Correios, estava presente na solenidade do dia 25 e falou da importância de imortalizar a história do escritor. O selo personalizado é uma comprovação e um agradecimento a tudo que ele fez. Usado em cartas, pode chegar a qualquer lugar do mundo. “Esse é a responsabilidade social que os Correios têm com a história do Brasil. A importância deste escritor torna-se evidente a partir do lançamento deste selo’’. Um dos bisnetos de Domingos, Leandro Serpa, faz parte da Academia Tijuquense de Letras e, na cerimônia, contou um pouco sobre a história de seu bisavô. Para finalizar, Leandro ainda leu alguns trechos da autobiografia do ilustre.
O “Olho de Boi’’ foi o primeiro selo lançado no Brasil, no dia 1º de agosto de 1843, nos valores de 30, 60 e 90 réis e o segundo a ser lançado no mundo, apenas três anos após o primeiro.