Semana do Meio Ambiente promove palestra e Feira de Mudas em Tijucas

04/06/2019 11:39

Como primeiro evento no calendário oficial de Aniversário de 159 anos de Tijucas, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente organizou a Semana de Meio Ambiente. Ela será aberta oficialmente nesta quarta-feira (05), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Dia Nacional da Reciclagem e ainda o Dia da Ecologia.

Com uma palestra intitulada “Água para o desenvolvimento Sustentável”, o evento de abertura será realizado no Auditório da ACIT/CDL, das 9h às 11h, com entrada gratuita. Para o secretário da pasta, José Leal Silva Júnior, a proposta da palestra é chamar a atenção da população para a necessidade de mudanças que protejam o ecossistema.

“Medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente são necessárias e o principal objetivo da Semana do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas”, explica o secretário.

Recicla Meu Bairro

Ainda ressaltando iniciativas sobre preservação ambiental, acontece também na quarta-feira (05) o lançamento do projeto Recicla Meu Bairro: educação e cidadania no manejo do lixo doméstico. O evento será lançado no pavilhão da Igreja Católica da Itinga, às 19h. A localidade foi escolhida como pioneira devido à presença da Estação de Tratamento de Água (ETA) no local, demonstrando o cuidado da Administração Municipal com a água que é distribuída à população.

Segundo o prefeito Eloi Mariano Rocha o objetivo principal é estimular iniciativas e ações concretas para a reciclagem seletiva do lixo doméstico e de preservação. Para ele, projetos assim visam à diminuir o acúmulo de lixo, como também poupar a natureza da extração de recursos.

“O lixo é um importante arsenal de matéria a ser reaproveitada. Ele estimula a preservação da natureza de uma forma mais concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geramos, diminuindo o desperdício, ainda incentiva a limpeza da cidade e principalmente do local em que se vive. Estamos gerando saúde e qualidade de vida não só para os bairros, mas também para a cidade como um todo”, destaca o prefeito.

Feira de Mudas

Dando sequência, na quinta (06) e sexta-feira (07) acontecerá a tradicional Feira de Mudas Frutíferas e Ornamentais, um evento realizado há 23 anos com apoio do Jornal Razão. A comercialização de milhares de plantas e mudas, com preços direto do produtor, será realizada no galpão da Secretaria de Agricultura, a partir das 9h e se estenderá durante todo o dia. Um diferencial para 2019 é a distribuição de mudas de árvores nativas produzidas na sede da Secretaria da Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

Saiba mais sobre o Recicla Meu Bairro aqui.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza