Semeando conhecimento

07/10/2014 14:06

Projeto Horta do CRAS trabalha na produção da horta suspensa

Com o objetivo de incentivar as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS a ter uma alimentação saudável, o “Projeto Horta – Semeado Conhecimento” deu início na última semana à produção da horta suspensa.
O projeto iniciou a alguns meses na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Tijucas com o cultivo de hortaliças em canteiros horizontais de 6m de comprimento por 01m de largura. A ideia agora é incentivar o cultivo, mesmo em locais com pouco espaço, por isso uma horta suspensa.
De acordo com o engenheiro agrônomo Clóvis Rosa Junior, para a idealização dessa nova etapa do projeto, foi necessário a construção de uma estrutura feita com pallets doados pelo Sr Aberlado Pacheco e garrafas pets que as próprias crianças levaram. De acordo com o engenheiro, o projeto também contou com o apoio do Sindicato Rural de Tijucas, que doou as sementes utilizadas no primeiro cultivo da horta suspensa.
“Com a produção da horta suspensa, as crianças aprenderam sobre o modo de propagação dos vegetais, que é dado entre outros por sementes, mudas e estacas. Como não são utilizados agrotóxicos na produção da horta com as crianças e adolescentes do CRAS, a Secretaria de Agricultura Pesca e Meio Ambiente de Tijucas doou mudas que trabalham como agentes naturais na prevenção de possíveis pragas, como o boldo (estacas), arruda, salsão, alfavaca, alecrim e manjericão”, diz o engenheiro.