Sistema de abastecimento de água sofre com a estiagem

05/02/2014 9:59

As altas temperaturas e o tempo seco registrados nos últimos dias no Sul do país têm ocasionado uma série de problemas em diversas cidades, incluindo deficiências no abastecimento de energia elétrica, de água e maior incidência de queimadas.

Em Tijucas a falta de chuva está gerando conseqüências ao abastecimento de água na cidade, já que com o calor o consumo é muito maior por parte da população.

De acordo com o Diretor do Samae de Tijucas, Wilson Bernardo de Souza, a situação no município ainda não é de racionamento, no entanto, algumas melhorias já estão sendo encaminhadas para ampliar o abastecimento de água na cidade. Além disso, ele alerta: a comunidade também precisa colaborar de forma consciente.

“Estamos em um período crítico que não permite qualquer tipo de desperdício de água, portanto, pedimos à comunidade para que evite o uso desnecessário de água tratada, especialmente na lavação de calçadas, carros, e até mesmo nos jardins das residências. O uso indiscriminado em algumas casas onde a água tem maior pressão pode gerar a falta dela em outros pontos da cidade em que a água chega com menos vazão” – explica.

Ele ainda afirma que é necessária uma ampliação urgente, já que as últimas alterações no sistema previam para Tijucas uma população muito menor do que a que temos atualmente.

“O crescimento demográfico da nossa cidade foi muito maior do que o que foi previsto anos atrás, quando foi realizada a última ampliação da rede de abastecimento do município. A previsão era de que em 2018 Tijucas teria 28 mil habitantes e, no entanto, hoje, em 2014, temos mais de 35 mil habitantes fazendo uso da mesma rede de água” – diz o Diretor.

Para amenizar a situação, a Administração Municipal de Tijucas já está fazendo diversos investimentos neste sentido, como explica o Prefeito Valério Tomazi.

“Através do Samae, estamos em processo de aquisição de novos motores, com maior potência do que os que temos atualmente para bombeamento da água no sistema de captação, e também estamos programando para este ano ainda, a implantação de uma nova rede dentro da cidade, com aproximadamente 4 km de extensão e que passará pela Avenida Emilia Ramos (P4), Avenida Hercílio Luz, Rua Antônio Cherem, seguindo até o bairro praça, nas proximidades do Cemitério Municipal. Isso vai gerar uma melhoria significativa no abastecimento de água para todo o município” – afirma o Prefeito.

Atualmente o Samae também está investindo na implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário, para o qual são destinados quase 50% dos recursos arrecadados pela autarquia para execução do projeto, e também na implantação da travessia subaquática no bairro Itinga. A obra, ainda em andamento, tem por finalidade tirar a adutora da atual condição, exposta na lateral da ponte, e fixá-la no leito do rio, dando assim, maior segurança ao sistema de abastecimento de água na cidade.

(Texto: Karina Peixoto | Imagem: ilustrativa)