Tijucas adere à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

28/11/2018 12:07

A Administração Municipal de Tijucas recebeu nesta semana, em Brasília, o certificado em reconhecimento ao compromisso assumido com a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O reconhecimento é dado pelos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, dos Direitos Humanos, Grupo Banco Mundial, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde.

A entrega do certificado ocorreu nesta segunda-feira (26), durante o Seminário Nacional Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que acontece até hoje (quarta-feira). O município está sendo representado pela Secretária Municipal de Ação Social, Bianca Bibiani Machado, e pela Coordenadora do CREAS, Cláudia Beatriz Venâncio. O objetivo da adesão à Estratégia é de oferecer mais qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos, além de fortalecer a Política Nacional do Idoso.

Um dos propósitos centrais da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é promover a integração de políticas públicas formuladas no âmbito federal e a intersetorialidade orientadora da ação local, em estados e municípios. Seu foco é a população idosa inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e, complementarmente, toda a população idosa.

“A adesão é o primeiro passo neste trabalho. Estamos participando do seminário que nos capacita para realizar odiagnóstico da situação da pessoa idosa no nosso município e planejar cada vez mais ações para beneficiar essa parcela da população. Vamos trabalhar para proporcionar mais qualidade de vida para os idosos e fortalecer as políticas públicas municipais neste sentido”, afirma a Secretária de Ação Social, Bianca Bibiani Machado.

Dos 295 municípios catarinenses, 23 aderiram à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, dos quais Tijucas foi o décimo.

Texto: Thiago Furtado / Fotos: Divulgação.