Tijucas adere ao Dia D Contra a Dengue

06/02/2015 16:06

A Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina instituiu este sábado (07), como dia D de combate à dengue no Estado. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre como agir para inibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o mosquito da dengue.
Até a última quinta-feira (05), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive, contabilizou 75 casos de dengue distribuídos em 11 municípios em Santa Catarina. Das 75 pessoas, 11 contraíram a doença fora do Estado.
Em Tijucas, equipes da Vigilância Epidemiológica estarão distribuídas em pontos estratégicos para informar a população sobre o que deve ser feito para deixar a doença longe da cidade.
As equipes estarão distribuídas nos seguintes pontos: Semáforo próximo à Rodoviária, Supermercado Koch, no Centro, Semáforo próximo ao Posto Chiquinho, Supermercado Compre Fácil. Os moradores poderão aproveitar os agentes para tirar suas principais dúvidas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde Rosicler Furtado, a ação dos agentes deve ser levada a sério e aproveitada pelos moradores para que possamos continuar livres da dengue. “Não temos nenhum caso da doença em Tijucas e nossos agentes estão alertas para o caso de algum foco ser encontrado. Semanalmente, eles passam nos bairros para conferir armadilhas, mas o papel dos moradores é essencial neste caso, é preciso sempre estar alerta no seu próprio jardim, piscinas e caixa d’água. Há também as pessoas que podem contrair a doença em outras cidades, por isso, se alguém esteve numa das cidades com casos confirmados e passar a sentir os principais sintomas, deve procurar uma Unidade de Saúde” – diz a secretária.
A Dive - Diretoria de Vigilância Epidemiológica contabilizou nos últimos dias 1.206 focos do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina. Entre os municípios próximos à Tijucas que foram encontrados focos do mosquito está Balneário Camboriú com 110, Itajaí com 93 e Itapema com 23.