Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Tijucas agora conta com o serviço de Família Acolhedora

26/05/2020 12:31

Foi lançado nesta terça-feira (26) em Tijucas o serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Trata-se de um programa que consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social.

O objetivo é que esta criança, adolescente ou jovem, possa ser acolhida provisoriamente por uma família de apoio para receber a devida atenção e carinho enquanto aguarda pelo retorno à família biológica ou substituta. Tijucas também é um dos primeiros municípios catarinenses que incluem neste serviço o atendimento a pessoas com deficiência.

“Ficamos muito felizes por poder oferecer este serviço no nosso município e assim, dar melhores condições de proteção às crianças e adolescentes e principalmente, aos deficientes físicos que aguardam pelo retorno às suas famílias ou ao encaminhamento para adoção”, diz a secretária Bianca.

De acordo com a assistente social da Granfpolis (Associação dos Municípios da Grande Florianópolis), Vânia Guareski Souto, que acompanhou e auxiliou o processo de implantação do serviço no nosso município, o lançamento em Tijucas a emociona e orgulha. “Santa Catarina é o estado brasileiro que mais oferece programas de acolhimento familiar e agora Tijucas também se destaca no oferecimento deste serviço a pessoas com deficiência. Isso nos orgulha e mostra que o envolvimento de todos os poderes e instituições é fundamental para que programas como este se consolidem”, disse.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha fica feliz por poder implantar este serviço no município e ressalta a importância do trabalho em rede. “Estamos vivendo uma época muito difícil, de mudança de comportamentos, mas não poderíamos mais adiar a implantação deste serviço tão importante para a nossa comunidade. Por isso contamos muito com o apoio de nossa juíza, do promotor e de toda a nossa equipe técnica envolvida para que esta rede funcione de forma eficiente”, disse o prefeito.

Também participaram do lançamento o presidente do Conselho Tutelar de Tijucas, Tannay Vaz Junior e a equipe técnica da Casa Lar, composta por: Valdirene Leal, coordenadora; Kathleen Janiski, psicóloga; Edwirgem Pereira, assistente social e Roberta Furtado, pedagoga. A assessora jurídica da Prefeitura de Tijucas, Samara Orsi e a psicóloga do Creas, Aline Quirino também acompanharam a reunião.

Agora que o programa foi lançado, será elaborado e publicado, em breve, o edital de credenciamento das famílias acolhedoras. Os interessados deverão procurar a Secretaria de Ação Social de Tijucas. Mais informações serão publicadas oportunamente no site da Prefeitura de Tijucas.

Saiba mais sobre o programa aqui:

SERVIÇO DE FAMÍLIA ACOLHEDORA (1)

SERVIÇO FAMÍLIA ACOLHEDORA (2)

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza

 

© 2020. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil