Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Tijucas agora contem consultas em teledermatoscopia

13/01/2015 15:36

O município de Tijucas avança cada vez mais em relação à saúde. Para começar 2015, a Secretaria do Estado de Saúde aprovou a utilização do telediagnóstico em dermatologia para os pacientes em classificação de risco e regulação dos que estão ou serão inseridos na fila de espera no município.
A telemedicina é uma prática de cuidados de saúde em todo o mundo que vem reduzindo o tempo de consulta para os pacientes. De acordo com a secretária municipal de saúde de Tijucas Rosicler Furtado, ao suspeitar de alguma lesão, ao invés de encaminhar o paciente ao especialista, o médico clínico geral preenche uma guia específica e solicita um exame de teledermatoscopia.
“O agendamento é feito via sisreg na unidade de saúde no bairro do paciente. O aparelho auxilia no diagnóstico principalmente do Câncer de pele. O exame consiste em tirar fotos de acordo com um protocolo pré-estabelecido das lesões e encaminhá-las via portal telemedicina. Depois da coleta, os dados são transmitidos na internet, exclusivo para cada paciente, onde será laudado por especialistas. Quando o exame estiver pronto, o paciente volta ao médico solicitante para iniciar tratamento ou para ser encaminhado a um dermatologista se necessário” – explica a secretária Rosicler.
O aparelho teledermatoscópio já está no Centro de Saúde Orlando Barreto, no Centro de Tijucas. Foram capacitadas 4 profissionais, sendo 3 enfermeiras e uma técnica de enfermagem para realizarem o exame nos pacientes.
As vagas para consulta em teledermatoscopia já estarão disponíveis em tela e só poderão ser agendadas com a apresentação de guia específica totalmente preenchida pelo médico.

 

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil