Tijucas aprova novo Plano de Carreira do Magistério

26/11/2015

O dia 25 de novembro ficará marcado na história da Educação em Tijucas, a data foi reservada para a aprovação do Projeto de Lei Complementar 41/2015 que organizou a carreira do Magistério Municipal, estabelecendo direitos, vantagens, regime jurídico e formação à categoria.
A assinatura aconteceu às 11h no gabinete do prefeito Valério Tomazi, na Prefeitura Municipal de Tijucas. Na ocasião estiveram presentes professores da Rede Municipal de Ensino, professores da comissão que auxiliou na formação do novo plano, vereadores, que tiveram papel importante no procedimento com a aprovação do projeto na câmara, secretários municipais e imprensa.
O último plano de Carreira do Magistério de Tijucas datava 1991 e desde então, uma série de mudanças ocorreram no cenário da Educação Municipal, como o surgimento dos Centros de Educação Infantil, que vieram no lugar das creches. Em Tijucas desde 2013, foi ampliado a oferta de vagas para crianças com quatro meses de idade.
De acordo com o prefeito Municipal de Tijucas Valério Tomazi, com os novos compromissos adquiridos, foram ampliadas as obrigações e responsabilidades do profissional do magistério, e isso pede que os mesmos tenham uma carreira digna.
De forma geral, o novo plano estrutura a carreira, apresentando formas de ingresso ao quadro efetivo e a maneira pela qual o município pretende valorizar os profissionais da área. Valério Tomazi agradeceu os vereadores que por unanimidade aprovaram o projeto em sessão única.
“É preciso valorizar sempre mais nossos profissionais da educação, e não pode ser permitido que um plano desta magnitude fique tanto tempo sem ser avaliado e atualizado. Agradecemos o empenho da comissão dos professores durante a organização do plano e a compreensão diante dos empecilhos encontrados. Agradecemos também os vereadores pela aprovação do projeto” – disse o prefeito.
A secretária municipal de educação Lorena de Oliveira Silva agradeceu aos professores pela dedicação e parabenizou a classe pela conquista. “Sem dúvidas hoje é um dia histórico e vitorioso para nossa classe, pois agora temos a possibilidade de saber o amanhã. Precisamos agradecer o apoio e a coragem da Administração Municipal por ter aceitado esse desafio, esta sem dúvidas foi uma das melhores formas de valorizar o trabalho do professor”. – disse a secretária, que assim como o prefeito, agradeceu a participação do sindicato dos servidores municipais, que apoiou a causa desde o começo.
Entre os princípios que devem nortear o magistério público municipal estão o aperfeiçoamento contínuo, a valorização por meio de remuneração digna e a melhoria no desempenho e na qualidade dos serviços educacionais. Também são garantidas a autonomia de organização dos professores, bem como a liberdade de ensinar, aprender e pesquisar.