Tijucas assina Protocolo de Cooperação contra Farra do Boi

12/03/2015 8:54

O prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi, acompanhado do procurador geral do município Sivonei Simas participou na última terça-feira (10), de uma reunião para assinatura do Protocolo de Cooperação da Farra do Boi de 2015. A reunião aconteceu na Sala do Conselho Estratégico, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis.
Além do prefeito e procurador de Tijucas, assinaram o documento de cooperação a Polícia Militar de Santa Catarina, o Ministério Público do Estado, as Secretarias de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis e de Itajaí, a Polícia Civil de Santa Catarina, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a 8ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, o Instituto Ambiental Ecosul, e as Prefeituras Municipais de Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos e Garopaba.
O protocolo assinado é a confirmação da união de esforços de várias entidades na busca pela proteção e defesa dos animais, que sofrem maus tratos e crueldade, em especial, no período da Quaresma e Semana Santa.
De acordo com o prefeito Valério Tomazi, o encontro com demais autoridades é ponto marcante a favor da vida. “Sabemos o quanto os animais sofrem e mesmo que Tijucas não tenha casos registrados na Quaresma 2015, nós vamos continuar participando de atos como este. A prática da farra do boi é proibida por tratar-se de crime (art. 32 da Lei nº 9.605/98), conforme acordo lavrado pelo Supremo Tribunal Federal. O protocolo busca prevenir e repreender os envolvidos em casos de farra do boi” – diz o prefeito.
Durante o período da Quaresma serão realizadas atividades educativas, com palestras e concurso de redação nas escolas, controle e movimentação, através da Agência Central de Inteligência (ACI) da PMSC, intensificação do policiamento, nas regiões mapeadas pela Polícia Militar, repressão, buscando a manutenção e a preservação da ordem pública, empregando, quando necessário, a ACI, os Batalhões e as unidades da PM, o Choque e o Bope.

O concurso de redação é promovido pela PMSC e aberto aos alunos do 6º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e municipais. O tema da redação será “A farra do boi e a violência contra os animais”. A entrega dos certificados ocorrerá em uma cerimônia prevista para o dia 31 de Março, no Quartel do Comando Geral da PMSC.