Tijucas atenta aos casos de Sífilis

09/11/2016 11:11

O número crescente dos casos de Sífilis no Município de Tijucas tem preocupado os agentes de saúde. A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde busca incentivar a realização de testes rápidos e conscientizar a população sobre a importância do tratamento.
A sífilis se trata de uma infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por uma bactéria. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.
De acordo com a secretária municipal de Saúde Rosicler Furtado, o uso correto e regular da camisinha masculina ou feminina é uma medida importante de prevenção da doença. Também é realizado em Tijucas, um acompanhamento com as gestantes, buscando identificar e tratar casos existentes durante o pré-natal.
Os primeiros sintomas podem ser identificados por pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas, que surgem entre o 7º e 20º dia após a relação sexual desprotegida. É importante salientar que as feridas não coçam, não ardem e não apresentam pus e mesmo sem o tratamento, as feridas podem desaparecer, o que não evita de a doença se desenvolver. A Sífilis pode ficar estacionada, sem sintomas, por meses e até anos, e sem o tratamento adequado, ela pode ressurgir com complicações graves, como a cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo levar à morte.
Em Tijucas está disponível na Unidade Básica de Saúde Dona Calina, localizada no bairro Praça, os testes rápidos para diagnóstico da sífilis, HIV e hepatites B e C. para realizar o exame não há necessidade de passar por uma consulta médica, já que se trata de um teste rápido. Os encaminhamentos são realizados caso haja a verificação de algumas destas doenças. A Unidade de Saúde atende para os testes rápidos de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.