Tijucas celebra Dia do Idoso com missa e tarde dançante

23/09/2019 12:35

Existem 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Por isso, no dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, uma data que ressalta a importância do respeito e da defesa dos direitos humanos da pessoa idosa. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Ação Social de Tijucas vai promover atividades para os idosos do município no dia 03 de outubro.

“O evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento saudável e no Dia Internacional do Idoso preparamos atividades e disponibilizamos serviços para a população”, afirma a secretária Bianca Machado, da secretaria de Ação Social e Direitos Humanos.

Na quinta-feira (03), a programação se inicia às 14h com a celebração da missa na Igreja Matriz, no Centro, após a missa será oferecido um café da tarde para os idosos do município, às 15h30, e as 16h tem início a tarde dançante.

Durante a tarde serão feitos os seguintes atendimentos:
•Cadastro Único (carteira do Idoso);
•Testes rápidos;
•Aferição de pressão arterial e
•Palestra sobre benefícios da alimentação.

Sobre a data

Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), no entanto até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de setembro no Brasil, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1º de outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a população brasileira está envelhecendo. Até a década de 1980, a população brasileira tinha muito mais jovens do que idosos. Mas esse formato foi mudando e, as projeções para 2060 indicam que começaremos a ver um funil etário, ou seja, mais idosos do que jovens.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza