Tijucas conta com local para descarte de eletroeletrônicos

22/11/2019 12:09

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o segundo maior produtor de lixo eletrônico das Américas e apenas 3% deste material é descartado corretamente. Tijucas agora conta com um local de descarte correto deste tipo de lixo.

O Programa de Reciclagem de Eletroeletrônicos de Tijucas, teve início no dia 01 de novembro, recebendo este tipo de resíduo no Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado na Escola de Ensino Fundamental Ondina Maria Dias, no bairro XV de Novembro.

Em parceria com o programa “Tijucas Sustentável” da Acit/CDL, o programa foi desenvolvido pelo professor Victor Bruno Prudente, responsável pela Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Tijucas.

“Planejamos disponibilizar o PEV em locais estratégicos (unidades escolares) do município, funcionando de forma itinerante, a partir de 2020. Quem preferir também pode levar seu lixo eletrônico até a ACIT/CDL, que também tem um local apropriado para recebimento destes resíduos potencialmente perigosos quando descartados de forma inadequada”, explica o professor Victor.

O que você pode levar?

•CPU e servidor, fonte, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, cooler, mouse, teclado, estabilizador, notebooks;
•Celulares, telefones, walkie-talkie, rádio comunicador, aparelho de CD/DVD/Blue-ray, som, cabos e fios em geral;
•Impressora, scanner, fax, copiadora, modem, roteador, decodificador e
•Monitor LCD, CRT, LED, Plasma, eletrodomésticos diversos como sanduicheira, secador de cabelo, chuveiro, ferro de passar roupa, etc.

O que não pode levar?

•Lâmpadas de qualquer natureza, pilhas e baterias de celular avulsas, CDs, DVDs, fitas VHS, disquete, toners e cartuchos de impressora e
•Eletrodomésticos linha branca como geladeiras, fogões, micro-ondas, lavadora de louça e roupas, condicionadores de ar, purificadores de água.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação