Tijucas dá início ao Planejamento Estratégico de Gestão Municipal

11/04/2018 10:51

A cidade de Tijucas acaba de iniciar o desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Gestão Municipal (PEGEM), que visa identificar os setores e temas prioritários do município. A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido por meio de parceria com o Sebrae/SC.

Desde o mês de março, o Sebrae, juntamente com a equipe técnica da Prefeitura, realiza o levantamento das informações necessárias para elaboração de diagnósticos preliminares, que resultarão no plano de gestão. Ainda neste mês, haverá workshop para discussão das informações e, posteriormente, seminários para planejar e definir projetos, seguido pela validação do plano e elaboração da versão final, monitoramento e avaliação.

A execução dos trabalhos prevê consultorias especializadas em planejamento estratégico. O lançamento do plano está previsto para o fim do primeiro semestre. “O PEGEM tem como objetivo assessorar a administração pública, visando definir os objetivos estratégicos e a elaborar o plano de gestão. O resultado é um instrumento de política pública para alcançar o máximo desempenho de toda a gestão”, explica o consultor do Sebrae SC, João Lázaro Ferreira.

Para o Chefe de Departamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tijucas, William Clemes, o plano é uma peça fundamental para o município. “A partir do PEGEM vamos saber como cada secretaria funciona e de que forma poderemos melhorar cada uma delas, bem como traçar metas e objetivos”, finaliza.

Programa Cidade Empreendedora em Tijucas

O município de Tijucas aderiu ao Cidade Empreendedora em junho de 2017, iniciando ainda no mesmo ano o Plano de Desenvolvimento Econômico. O programa tem como objetivo a transformação local através de vários eixos de trabalho e é uma inciativa do Sebrae/SC em parceria com a prefeitura, visando incentivar o crescimento da economia local, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios.

(Texto: Roberta Watzko | Assessoria Sebrae/SC)