Tijucas determina distribuição de kit emergencial de alimentação escolar

09/04/2020 15:30

Em virtude das ações de combate ao novo coronavírus e dos decretos de isolamento social expedidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pelo município de Tijucas, as aulas estão suspensas na rede municipal de ensino desde o dia 19 de março.

Enquanto as atividades não são retomadas, há a necessidade de destinação dos produtos já adquiridos pelo município para uso na merenda escolar. Para isso, o município instituiu, por meio de decreto publicado nesta quinta-feira (9), uma Comissão Intersetorial de Alimentação Escolar, que ficou responsável por planejar a distribuição dos produtos da merenda a alunos da rede.

COMO SERÁ FEITA A DISTRIBUIÇÃO

Em reunião nesta quinta-feira (9) a comissão já definiu os critérios de distribuição e a forma como serão entregues os chamados “Kits emergenciais de alimentação escolar”. Eles serão destinados a estudantes devidamente matriculados na rede municipal de ensino que sejam integrantes de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.

De acordo com a nutricionista da rede municipal de ensino de Tijucas, Graziely Motter Possamai, ao todo, 506 crianças do município serão contempladas com o kit.

“Para que possamos atender as necessidades específicas dos nossos alunos, os kits foram montados com base nas faixas etárias. Um deles será voltado para crianças do berçário (idade entre 4 e 12 meses); outro para educação infantil (alunos de 12 meses a 5 anos de idade) e um terceiro modelo de kit será para crianças do ensino fundamental, com idade de 5 anos em diante”, explica.

A montagem dos kits será feita entre segunda (13) e quarta-feira (15) da semana que vem e a entrega está agendada para a próxima quinta-feira (16). A entrega será feita ao pai ou responsável do aluno na escola onde está matriculada, em horário previamente agendado pela direção da unidade escolar.

Ainda de acordo com a nutricionista, após a entrega desta primeira remessa a comissão voltará a se reunir para avaliar os procedimentos. “Depois deste primeiro momento vamos ver se a logística funcionou e se há algo para mudar no método que adotamos. Uma segunda remessa deve ser entregue aos pais novamente após quinze dias deste primeiro kit”, conclui.

SOBRE A COMISSÃO

A Comissão Intersetorial de Alimentação Escolar foi instituída por meio do decreto municipal número 1524 de 09/04/2020 e é formada por representantes da secretaria municipal de Educação, secretaria de Assistência Social, do Serviço de Nutrição Escolar, bem como dos Conselhos Municipais de: Educação; Alimentação Escolar; Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Larissa Souza