Tijucas divulga programação da 13ª Semana de Museus

13/05/2015 10:58

A Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos divulgou na última quarta-feira (13) a programação da 13ª edição da Semana de Museus, ação de promoção permanente do IBRAM -Instituto Brasileiro de Museus, que congrega atividades diversas dos museus brasileiros no primeiro semestre de cada ano. Comemorado o Dia Internacional de Museus no dia 18 de maio, em 2015, a proposta dos organizadores é trabalhar com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.
Este ano, o Museu Tijucas, através de sua exposição itinerante “Conhecendo o Museu Tijucas”, que já percorreu diferentes locais em outras oportunidades, irá visitar os municípios de São João Batista, Canelinha e Bombinhas.
A exposição é composta por painéis temáticos que correspondem às salas expositivas do Museu Tijucas, localizado no Casarão Gallotti. O objetivo dessa exposição é divulgar o Museu pela região, aumentando assim, o seu potencial de alcance para as cidades vizinhas, podendo expandir o seu alcance social. A exposição é gratuita e aberta ao público em geral. Funcionários do Museu estarão presentes para tirar dúvidas e explicar sobre a proposta.
O Museu Tijucas, por se tratar de um museu de território, visa problematizar toda a região que, no passado, era parte integrante da antiga Vila de São Sebastião do Tijucas, posteriormente, município de Tijucas.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, no Museu Tijucas é realizado pesquisas e feito comunicações com aspectos históricos, culturais, econômicos, tradicionais, gastronômicos e festivos, além de homenagear a família Gallotti e tratar da própria edificação que o sedia, o Casarão Gallotti, importante construção para a história da região.

Confira a programação e os dias em que a exposição percorrerá cada cidade:

Dia 18/05/2015
Cidade: São João Batista
Local: Escola de Teatro, Dança e Música (Centro Cultural Maria R. Duarte Clemes)

Dia 20/05/2015
Cidade: Canelinha
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Dia 22/05/2015
Cidade: Bombinhas
Local: Casa de Cultura Piana do Crivo (Rua Primavera, nº 28)
Horário: 10hs às 16hs

Acesse o site do IBRAM e veja o guia da programação nacional completo: