Tijucas e Pomerode trocam experiências na área da saúde

29/10/2015 12:37

Buscando aprimorar seus conhecimentos e unir experiências para melhor atuar junto à saúde de ambas as cidades, a Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Saúde participou nos dias 26 e 27 de outubro da Cooperação Horizontal juntamente do Município catarinense de Pomerode.
Durante a atividade, os profissionais de Tijucas puderam conhecer o trabalho realizado pela equipe de Atenção Básica de Pomerode, bem como, as experiências e programas realizados na cidade e que podem de alguma foram ser implantados no Município de Tijucas, assim como, Pomerode também buscou conhecer o trabalho realizado no Município parceiro. As duas cidades foram as únicas do Sul do País a participar da Cooperação Horizontal. A vivência é uma das estratégias do Ministério da Saúde que compõe a fase de desenvolvimento do programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB).
O encontro contou com oficinas, debates, visitas e acompanhamento dos trabalhos realizados nas Unidades de Saúde. Participaram da ação, um articulador local, representante de gestão, membros das equipes de Saúde e representantes do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Para a secretária municipal de saúde Adriana Porto Faria, sem dúvidas foi uma experiência importante, visto que sempre é preciso estar atento a novos métodos de aperfeiçoamento.
Após o encontro, os participantes ficaram com a responsabilidade de elaborar um relatório da vivência, que será encaminhado ao Ministério da Saúde, relatando a experiência.