Tijucas ganha uma nova Estação de Tratamento de Água

30/07/2020 16:48

Como forma de resolver os problemas de abastecimento de água na cidade, a Administração Municipal de Tijucas, através do Samae, construiu, com recursos próprios, uma nova estação de tratamento na localidade da Itinga.

A estrutura fica anexa à antiga estação de água que segue em funcionamento, de forma paralela. “Mesmo com a nova estação, a estrutura que já tínhamos vai seguir em operação normalmente, ou seja, os dois sistemas estarão funcionando de forma concomitante, a fim de atender a todos os bairros de maneira eficiente”, explica o presidente do Samae, Jilson José de Oliveira.

Fabricada em aço carbono/polipropileno, a nova estação tem vazão de 60 litros por segundo. A obra contemplou, ainda, a construção de base para os tanques e de uma casa de química onde fica a central de comando do sistema. Ao todo foram investidos mais de R$ 2,4 milhões, todos oriundos de recursos próprios da autarquia.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha fala sobre a entrega da obra. “Foi um investimento expressivo e de grande importância para a cidade, tendo em vista os sérios problemas de abastecimento de água que enfrentamos nos últimos anos. Agora temos a tranquilidade de oferecer um sistema moderno, com grande capacidade de tratamento e distribuição, atendendo assim à crescente demanda de nossa população”, diz o prefeito.

SISTEMA JÁ EM OPERAÇÃO

Além da conclusão da construção de toda a estrutura física e instalação dos equipamentos, a nova ETA também já passou por testes e está funcionando desde a segunda quinzena de julho em caráter experimental. A equipe do Samae também já foi capacitada para operar o sistema que trabalhará tanto de forma automática quanto manual.

“A estação tem uma tecnologia avançada que permite controlar todo o seu funcionamento de forma eletrônica, dando mais garantia de funcionalidade ao sistema. Mesmo assim, é possível operá-la também de forma manual. Isso garante mais funcionalidade ao sistema, permitindo assim que o tratamento não pare durante a lavação dos filtros”, completa o presidente.

A entrega da estação, que levará o nome de Cecília Melo dos Santos, conhecida Dona Dica, está marcada para sábado, dia 8 de agosto, em cerimônia a ser transmitida ao vivo pelo facebook e pelo canal do Youtube da Prefeitura, a partir das 18h. No local estarão presentes apenas o Prefeito, o presidente do Samae, o presidente do Poder Legislativo e algumas autoridades convidadas, respeitando o distanciamento social necessário durante a pandemia do novo coronavírus.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza e Karina Peixoto Silva