Tijucas inicia o projeto EducAÇÃOsaúde

22/10/2015 7:58

A Administração Municipal de Tijucas através de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, com participação da Secretaria de Ação Social através do CRAS, iniciou nesta quarta-feira (21) o projeto EducAÇÃOsaúde, que busca realizar ações de cidadania e saúde em escolas da Rede Municipal, envolvendo alunos, pais e comunidade. A abertura desta iniciativa aconteceu na E.E.F Santa Terezinha, bairro Universitário, que aproveitou a oportunidade para realizar o projeto Família na Escola.
com a presença da secretária de educação, Lorena de Oliveira Silva, da secretária da saúde, Adriana Porto Faria, do prefeito, Valério Tomazi, de professores, alunos e pais.
Durante todo o dia, a organização manteve estandes de vacinação, massoterapia, medição de pressão arterial e glicêmica e orientações sobre saúde e nutrição, além da elaboração da carteira de identidade e carteira de trabalho. Contando com o apoio de uma equipe da Secretaria de Saúde, todos os alunos da Unidade Escolar fizeram exames de visão, sendo encaminhados quando necessário para um médico oftalmologista. Outro destaque do dia foi o apoio às crianças de baixa renda, que quando necessário o uso de óculos, o receberão gratuitamente.
O prefeito, Valério Tomazi, ressaltou a importância do envolvimento dos pais na vida escolar e como isso é vital na formação dos jovens. Ele lembrou que a escola é da comunidade. “Precisamos utilizar a Unidade Escolar para mais ações como esta, que além de prestar um importante serviço à comunidade ainda envolve os pais e a comunidade” – disse o prefeito.
A diretora do colégio, Giane Maria de Souza, deu ênfase à oportunidade de trazer os pais ao ambiente estudantil e explicou sobre os projetos realizados nos últimos três anos, enquanto atua à frente da escola, lembrando que o programa Mais Educação, somado ao projeto Família na Escola, valorizam os talentos dos alunos e os ajudam a ter objetivos e lutar por eles.
Ao final da solenidade de abertura, alunos da oficina de violão realizaram uma apresentação musical.
O EducAÇÃOsaúde ainda será realizado na E.E.F Dep. Walter Vicente Gomes, na E.E.F Ondina Maria Dias e será encerrado na concha acústica Nagip Elias Abdala no dia 12 de novembro, quando escolas e moradores de outros bairros poderão participar.