Tijucas na campanha contra o HPV

09/09/2014 11:31

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou a partir do dia primeiro de setembro a 2ª dose da vacina quadrivalente papiloma vírus humano (HPV).
A campanha, faz parte do Calendário Nacional de Vacinação com a introdução no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero.

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.
O Ministério da Saúde passou a ofertar a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) em 10 de março deste ano. Em apenas seis meses, 4,3 milhões de meninas entre 11 a 13 anos já foram vacinadas em todo o país, atingindo 87,3% do público-alvo - uma das maiores coberturas para essa vacina em todo o mundo.
As Unidades Básicas de Saúde de Tijucas já estão oferecendo as vacinas durante todo o mês de setembro e junto às Secretarias de Educação e Saúde estarão realizando vacinação nas escolas.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV

• 1ª dose: a dose inicial ofertada em março.
• 2ª dose: a 2ª dose seis meses após a primeira;
• 3ª dose: a 3ª dose será administrada cinco anos apos a primeira.