Tijucas na luta contra a dengue

16/12/2015 8:26

O verão está chegando e o mosquito da dengue começa a ganhar destaque na mídia e no dia a dia da população. Mesmo sendo um assunto debatido todos os anos, é sempre preciso lembrar que o aedes aegypti pode estar mais próximo do que podemos imaginar e manter cuidados, principalmente nos jardins de casa.
A Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, tem intensificado os trabalhos realizados, sendo Tijucas uma cidade com grande circulação de veículos que transitam por toda a região. Ao todo, foram instaladas 130 armadilhas (onde se controla a proliferação dos mosquitos, somando assim, a periculosidade de cada região), que são visitadas semanalmente. Foram instalados também, 51 pontos estratégicos (locais considerados de risco) visitado quinzenalmente, além dos atendimentos gerados através de denúncias.
Desde o inicio de 2015 foram encontrados no município 23 focos que estão sendo monitorados através das armadilhas, até o momento, sem perigo.
Uma ação importante aconteceu no último sábado (12), quando a equipe da Secretaria de Saúde foram às ruas participar do Dia D contra a Dengue, fazendo panfletagem com o objetivo de informar e prevenir a proliferação do mosquito.
Depois da picada do mosquito que contenha o vírus da dengue, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia, esse período é chamado de incubação. Tendo a doença um tempo médio de cinco a seis dias, é só depois do período de incubação que começam a surgir os sintomas, como febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos que piora com o movimento deles, perda de paladar, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas e erupções na pele semelhante ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, moleza no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.
Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue ao nosso município, a melhor atitude é combater os focos presentes em acúmulos de água.